Muitas pessoas utilizam as palavras ‘sódio’ e ‘sal’ pensando ser a mesma coisa. Porém, é importante salientar que elas não têm o mesmo significado, pois o cloreto de sódio, ou comumente conhecido como sal, é um composto formado por 40% de sódio e 60% de cloro.
Mesmo o sódio sendo um mineral imprescindível para o funcionamento adequado do organismo, o consumo em excesso pode acarretar em muitos malefícios à saúde.
Entretanto, a maioria das pessoas não se preocupa com a quantidade de sódio ingerida ao dia e pesquisas revelam que brasileiros ingerem em torno de 12 gramas diariamente, sendo mais que o dobro da quantidade máxima recomendada: 5 gramas de sal por dia, o que corresponde a apenas 2 gramas de sódio.
Esse consumo exagerado de sódio pode gerar muitos danos à saúde, como hipertensão arterial, infarto, sobrecarga dos rins, entre outras doenças que podem levar a óbito.
O sódio é presente na composição da maioria dos alimentos, porém, os alimentos de origem vegetal são pobres em sódio, sendo praticamente inexistente em frutas e escasso em cereais e leguminosas.
Já em alimentos de origem animal é abundante, sendo encontrado no leite, carne, ovos e peixes.
Dentre todos os alimentos, o sódio é encontrado em maior quantidade nos industrializados, sendo possível também encontrá-lo em doces, principalmente os industriais.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e espalhe esse conhecimento.
Faça suas compras sem sair de casa, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil. Acesse www.flordeamabilis.com.br.
Siga a Flor de Amabilis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Adicionar comentário