A tireoide é uma das glândulas mais conhecidas do nosso corpo. Mas também pudera, já que ela ajuda a regular nosso peso, nosso humor, o funcionamento das células e até os batimentos do coração.
Para que você possa cuidar bem dela e, consequentemente, da sua saúde, reunimos algumas informações relevantes. Confira o que você precisa saber sobre a tireoide e boa leitura!
1) Onde fica localizada?
A tireoide fica localizada na parte da frente do pescoço, bem abaixo do pomo de Adão ou “gogó”.
Com peso médio de 25 gramas em adultos, sua principal característica é o formato de borboleta.
2) Quais hormônios ela produz?
A tireoide produz dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Em linhas gerais, são eles que regulam o gasto energético e a temperatura do corpo, além de atuarem diretamente em órgãos como fígado, rins, coração e cérebro.
Em crianças e adolescentes, esses hormônios impactam no crescimento e desenvolvimento corporal.
Nas mulheres, regulam o ciclo menstrual e a fertilidade, além de influenciarem nosso peso, humor e memória.
3) Doenças mais comuns
As doenças mais comuns relacionadas à tireoide são:
Hipertiroidismo: quando há produção excessiva de hormônios, o que pode causar emagrecimento, intestino solto, agitação, coração acelerado, ansiedade, insônia, nervosismo e intolerância ao calor.
Hipotireoidismo: quando há queda na produção de hormônios, o que pode causar cansaço excessivo, dores nos músculos e articulações, ganho de peso, intestino preso, diminuição da memória, alteração no ciclo menstrual e até depressão.
Nódulos: à medida que envelhecemos, a chance de desenvolvermos nódulos na tireoide também aumenta. Estima-se que 60% da população brasileira tenha esse problema, mas apenas 5% dos casos são relacionados ao câncer.
4) Como cuidar?
Além de fazer o autoexame e consultar o médico regularmente, a alimentação também influencia na saúde da tireoide. Por isso, inclua na sua rotina:
Peixes de água salgada;
Sal iodado ou sal marinho;
Castanhas;
Amendoim;
Ovo.
5) Autoexame
Para que você possa acompanhar a saúde da sua tireoide, saiba como fazer o autoexame:
Na frente do espelho, incline a cabeça para trás;
Beba um gole d’água e perceba se há alguma coisa diferente;
Se o pomo de Adão (ou gogó) sobe e desce normalmente, tudo certo. Se perceber algum tipo de nódulo, o mais indicado é procurar o seu médico endocrinologista.
Com um simples exame de sangue e uma ultrassonografia, ele poderá confirmar qualquer diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Gostou de aprender mais sobre essa glândula tão importante? Saiba que na Farmácia Flor de Amabilis nós temos alguns medicamentos que podem dar um reforço para ela.
É o caso do Quercetina + Zinco Quelato e o Fucus Vesicolusus, que têm propriedades para estimular e corrigir as disfunções da tireoide.
Acesse www.flordeamabilis.com.br e compre sem sair de casa, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil.
E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os amigos e a família, além de acompanhar nosso blog para conferir mais dicas como essa!
Adicionar comentário