COMPULSÃO ALIMENTAR: SINTOMAS E TRATAMENTOS

COMPULSÃO ALIMENTAR: SINTOMAS E TRATAMENTOS

Em tese, sempre que comemos é porque estamos com fome, correto? Porém a resposta não é tão simples assim. Às vezes, a ansiedade também pode influenciar nosso apetite de maneira drástica. Um exemplo disso é quando sentimos a necessidade de comer mesmo quando já estamos plenamente satisfeitos.

A chamada compulsão alimentar influencia diretamente a vida de muitas pessoas, já que manter uma dieta equilibrada e sem exageros é essencial para a nossa saúde. Mas como saber se a sua vontade de comer coisas fora de hora não é, na verdade, compulsão alimentar?

Conheça 5 sinais que podem ajudar você a descobrir se sofre deste transtorno:

1. Você continua comendo coisas mesmo quando já está totalmente satisfeito

Um dos sintomas comuns da compulsão alimentar é a necessidade de continuar comendo, mesmo quando seu estômago está completamente cheio. Você simplesmente não consegue parar, apesar do seu corpo mostrar sinais de satisfação. Você já deve ter falado algo como “essa comida é tão gostosa, não consigo parar” em diversas refeições ou lanches.

2. Você sente vontade de comer quando se sente entediado

Outro sintoma recorrente da compulsão alimentar é a vontade de comer em momentos que você se sente entediado. Você não está com fome, às vezes está apenas ansioso, mas sente que precisa comer para que o tédio vá embora e você se sinta completo. Essa é uma necessidade constante, que vai além do sentimento racional de que você não precisa comer naquele momento. O intuito é o prazer momentâneo que a comida traz.

3. Comer grandes quantidades muito rápido

Se você come muito rápido e, antes mesmo de terminar o primeiro prato, já está pensando em comer o segundo, pode ser um indício da compulsão alimentar. Você come pela necessidade de comer e muitas vezes nem aprecia a comida, só pensando sobre a oportunidade de comer mais e mais, o mais rápido possível.

4. Você sente que não tem controle sobre o que come

Esta questão envolve também as anteriores. Você sente que não tem controle sobre si mesmo e simplesmente não consegue parar de comer, mesmo que não sinta mais prazer algum. Por se tratar de um transtorno psíquico, isso é mais comum do que podemos imaginar. Você deseja parar, mas simplesmente não consegue.

5. Você come coisas escondido de outras pessoas

Para evitar julgamentos, ou até mesmo para comer mais sem que os outros vejam, a pessoa com distúrbio alimentar costuma comprar e comer em segredo, fora das refeições, tomando todo cuidado do mundo para não ser descoberto. Parte disso vem da vergonha de estar comendo demais ou de estar comendo errado. Ela vê isso como algo extremamente ruim, julga a si mesma, mesmo não conseguindo parar com o hábito de comer compulsivamente.

Mas como uma pessoa com essa compulsão pode ser tratada? Além dos acompanhamentos profissionais, como os de psicólogos e nutricionistas, e do planejamento das suas refeições, a pessoa com esse transtorno também pode contar com a ajuda dos florais. Eles trabalham pelo equilíbrio emocional, o que influencia no aspecto físico e psicológico.

Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados