Escabiose é uma doença altamente infecciosa ocasionada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabiei, transmitido através de contato íntimo entre pessoas ou mesmo pelas roupas
Esse parasita se alimenta de queratina, proteína que constitui a camada superficial da pele. Depois do acasalamento a fêmea põe os ovos, sendo seis em média por fêmea que eclodem após duas semanas.
As lesões que são mais comuns ocorrem entre os dedos das mãos, que serve de veículo para levar a escabiose a outros pontos do corpo, principalmente coxas, axilas, cotovelo e nádegas. Pacientes imunodeprimidos estão mais expostos ao risco de infecção.
O período de incubação do sarcoptes scabiei é de cerca de 24 dias ou 24 horas em caso de reinfestação pelo parasita.
Os sintomas presentes na escabiose são prurido ou coceira, sintoma que aparece mais a noite, presença de pápulas que são pequenas lesões eritematosas que podem formar uma crosta provocada pelo ato de coçar o local.
O diagnóstico é feito pela análise das lesões causadas e por sua localização podendo ser confirmado também pela identificação através de microscópio.
O tratamento é feito à base de inseticidas especiais, ou escabicidas. Seu uso é local devendo ser aplicado no corpo todo exceto, acima da linha do nariz e das orelhas. Toda família e parceiros devem ser tratados simultaneamente para evitar nova infestação.
Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!
Adicionar comentário