TIPOS DE QUEIMADURA, O QUE NÃO FAZER, COMO TRATAR

TIPOS DE QUEIMADURA, O QUE NÃO FAZER, COMO TRATAR

Queimaduras são feridas traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, fatores que atuam nos tecidos de revestimento do corpo, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas profundas como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos.

As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade e tamanho, sendo geralmente mensurados pelo percentual da superfície corporal acometida e seus tipos podem variar podendo até ser causados por animais e plantas. Além disso as queimaduras podem também ser divididas por graus de acordo com a profundidade das lesões causadas. 

Queimadura de 1º grau envolve apenas epiderme, a camada mais superficial da pele. A lesão da queimadura é seca e não produz bolhas, geralmente melhorando em um intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixar sequelas.

Existem duas classificações para as queimaduras de 2º grau sendo elas a superficial e a profunda. Na lesão superficial, são os mesmos sintomas da lesão de 1º grau, incluindo o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida podendo demorar 3 semanas para recuperação total. Já a lesão profunda são semelhantes a queimaduras de 3º grau. A recuperação demora e costuma deixar cicatrizes.

Queimaduras de 3º grau são profundas e acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo atingir músculos e ossos. Esse tipo de lesão não se cura sem apoio cirúrgico, necessitando enxertos de pele.

O tratamento varia de acordo com a queimadura, somente um médico sabe como tratar cada tipo.

Em caso de queimadura, não é recomendado que toque a queimadura com as mãos, furar as bolhas, tentar descolar os tecidos grudados na pele queimada, retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado, colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer substância que não seja água.

Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados