Além de ser um gesto solidário, doar sangue é uma atitude importantíssima.
Todos os dias, pacientes em diversos lugares precisam passar por transfusões sanguíneas. Elas são necessárias desde acidentes que causam hemorragias, no tratamento contra o câncer, em quadros de anemias crônicas, cirurgias ou até mesmo em complicações decorrentes da dengue e da febre amarela.
Por isso, fazer a doação é muito importante e pode, literalmente, salvar vidas.
Se você tem vontade de se tornar um doador, mas tem dúvidas sobre como fazer isso, nós explicamos. A seguir, confira quais são os passos para realizar a doação:
A primeira etapa é se enquadrar nos requisitos prévios, que são:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
Se for menor de 18 anos, será necessário preencher alguns documentos especiais disponíveis no hemocentro da sua região;
Pesar no mínimo 50 quilos;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato e emitido por órgão oficial.
Se você se encaixa nos itens citados anteriormente, você deverá ir até o hemocentro mais próximo da sua cidade ou região. Lá, você passará por uma espécie de entrevista, onde serão feitas algumas perguntas sobre o seu histórico de saúde.
Caso a entrevista identifique a sua aptidão, a próxima etapa é passar por alguns exames, como o de Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II. Caso os exames dêem negativo, você estará pronto para realizar a doação.
Cada paciente pode doar entre 420ml e 470ml de sangue, mas a quantidade depende de alguns requisitos. Para mulheres, a quantidade não deve ultrapassar 8 ml/kg e, para homens, 9 ml/kg.
Após a doação, o doador precisa descansar alguns minutos no local antes de poder retornar a sua rotina.
Prontinho! Depois de todo este processo, você será oficialmente um doador de sangue. Em apenas um dia, poderá salvar a vida de até 4 outras pessoas! Incrível, não é mesmo?
Mas lembre-se: homens podem doar novamente em um intervalo de 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses) e mulheres podem doar novamente em no mínimo 90 dias após a última doação (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
Gostou do conteúdo? Mande para os seus amigos e siga a Flor de Amabilis nas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos posts!
Adicionar comentário