Psoríase é uma doença autoimune, inflamatória da pele, não contagiosa e sem cura. É comum e caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas geralmente em partes distintas ou afeta todo o corpo, variando de pequenas lesões até o comprometimento de toda pele.
Sua gravidade é variável, podendo apresentar formas leves e tratáveis até a forma extensa, que leva à incapacidade física, acometendo também as articulações.
Vários são os tipos de psoríase, que se apresentam sendo tratados de formas diferentes. Dentre eles estão: Psoríase vulgar ou em placas, invertida, gutata, ungueal, pustulosa, eritrodérmica, artropática ou artrite psoriática, palmo-plantar.
Não se sabe a exata causa da doença. Se acredita até o momento, que em nosso sistema imunológico existe uma célula conhecida como célula T, que percorre todo o corpo em busca de elementos estranhos(vírus e bactérias) com o intuito de combatê-los.
Alguns fatores que desencadeiam psoríase, são: Infecções de garganta e de pele, lesões na pele, estresse, variações climáticas, fumo, consumo excessivo de álcool, medicamentos, Alterações bioquímicas.
Diversos tipos de tratamento para psoríase têm pelo menos um dos objetivos: reduzir a inflamação e formação das placas e regular e normalizar a aparência da pele.
Existem três opções gerais de tratamento: tópico(creme e pomada), sistêmico e fototerapia.
Níveis leves da doença costumam ser aqueles com pequenas e poucas lesões cutâneas, sem comprometimento das articulações, porém as pessoas que apresentam formas de psoríase mais graves com frequência necessitam de medicamentos sistêmicos, sendo de via oral, subcutâneo, intramuscular ou intravenoso, para se ter controle da doença.
Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!
Adicionar comentário