Por que reduzir o consumo de sal?

Por que reduzir o consumo de sal?

O sal de cozinha, que é cloreto de sódio, contém cerca de 40% do seu peso em sódio, e o seu consumo foi sempre muito baixo, uma pequena fracção do que ingerimos hoje em dia, o que implica que adicionar sal aos alimentos é completamente desnecessário para o nosso corpo.

O uso de sal nos alimentos começou a espalhar-se durante o Império Romano, quando era necessário para a conservação e não para o sabor, e era tão raro e valioso que os romanos o utilizavam para recompensar os seus soldados, dando origem ao termo “salário”.

Como resultado, o que originalmente se destinava a preservar os alimentos tornou-se um condimento quase indispensável na cozinha.

A doença renal crônica é principalmente causada por hipertensão e diabetes mellitus e pessoas com essa doença devem ser cautelosas quanto à restrição do sal por possuírem níveis de pressão arterial mais elevados do que as pessoas com função renal normal.

Uma das razões poderia ser a capacidade reduzida dos rins para eliminar o excesso de sódio, assim uma ingestão elevada de sal agrava o controle da hipertensão devido à retenção de sódio, causando mais danos aos rins, contribuindo para uma perda acelerada da função renal e uma necessidade precoce de diálise.

Para além dos benefícios clínicos, uma dieta sem excesso de sal é também boa do ponto de vista gastronómico, uma vez que nos permite apreciar melhor o sabor dos alimentos e de novos condimentos.

Faça suas compras sem sair de casa, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil. Acesse www.flordeamabilis.com.br.

Siga a Flor de Amabilis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados