MAUS HÁBITOS: COMO EVITÁ-LOS

MAUS HÁBITOS: COMO EVITÁ-LOS

Maus hábitos assim como os bons, são formados por prática e repetição, sendo que para se livrar desses maus hábitos é necessário criar uma rotina com bons hábitos, podendo ser dentro da alimentação, comportamento, ou reduzindo algum tipo de vício.

Com a prática contínua reforçando, os maus hábitos também são estimulados por fatores fisiológicos, tendo como exemplo cigarro, açúcar e entorpecentes químicos com seu consumo ligado diretamente à dopamina, sistema que recompensa o cérebro com influência sobre conexões entre neurônios e sistemas responsáveis pelas ações. Uma vez estressados, tendemos a fazer coisas que não queríamos.

Uma boa noite de sono, exercícios regulares e adotar técnicas de relaxamento como a meditação, são algumas soluções apontadas para aumento da força de vontade e a saúde do cérebro.

Hábitos sejam eles bons ou ruins existem três partes: as deixas, rotina e recompensa. Essas deixas são contextos que estimulam o hábito, atuando como um gatilho. Conhecendo as deixas, torna-se mais fácil evitar que elas aconteçam, fazendo com que seja esse o melhor caminho, já que se traz a oportunidade de construir novos hábitos do zero. Criar um novo hábito para substituir o antigo, em vez de apenas reprimir é possível, mas é preciso ter em mente que pode levar um tempo para se adaptar.

Substituir um hábito por um novo pode ajudar no dia a dia, porém não necessariamente nosso corpo vai esquecer facilmente. O nosso cérebro registra que água não é a mesma coisa que refrigerante ou outra bebida, e não vai produzir a mesma sensação, tornando importante ter e manter uma motivação mais que forte para abandonar esses hábitos.

 Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados