Nos seis meses de idade, a necessidade nutricional da criança muda e o leite materno precisa ser complementado a uma uma dieta com alimentos. Mesmo que o bebê só tome fórmula, e não o leite da mãe, é recomendado esperar até os seis meses para introduzir alimentos.
A produção de enzimas digestivas aos seis meses de vida é o suficiente para digerir outros alimentos além do leite materno e o organismo do bebê também estará mais forte para combater infecções e alergias causadas por alimentação.
Nesse início da nova dieta costuma ser uma papa de frutas após a primeira mamada do dia, já na segunda semana a papinha de frutas é introduzida no período da tarde, quando o bebê acorda do sono da tarde, enquanto a papinha salgada é introduzida no almoço. Depois que o bebê estiver comendo bem esse alimentos é hora de introduzir a janta.
Para o preparo das papinhas doce use frutas como banana, mamão, abacate, manga, maçã e pera. Amasse o alimento sempre, não liquidifique ou peneire, pois a criança deve receber as fibras e exercitar o movimento da língua e da boca com pedacinhos macios de alimentos.
A papinha salgada deve ser colorida e conter duas verduras de cores diferentes, uma carne bovina ou frango, um cereal e uma leguminosa. Cenoura, beterraba, couve flor, brócolis são boas opções para primeiros meses.
O suco de fruta não deve ser utilizado como refeição, mas como hidratante uma a duas vezes por dia entre as refeições após dois meses de introdução alimentar. Importante não acrescentar açúcar ou água e evite polpas e frutas congeladas para garantir sabor natural e todos os nutrientes.
A água deve ser introduzida gradativamente para evitar que a criança fique saciada e consuma os alimentos em quantidades adequada.
Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!
#FarmáciaFlorDeAmabilis #candidomota #assis #paraguaçupaulista #blog
Adicionar comentário