A Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica e transmissível, que tem preferência pela pele e nervos periféricos e que pode causar incapacidades e deformidades físicas.
A melhor forma de prevenção ainda é o diagnóstico precoce, seguido pelo tratamento supervisionado com medicação e que é oferecido gratuitamente pelo SUS.
Diante disso, preparamos esse conteúdo para compartilhar as principais informações sobre esse tema e alertar sobre a necessidade de olhar com mais atenção para a saúde.
O que é Hanseníase?
A hanseníase, que antigamente era conhecida como lepra, é uma doença crônica e transmissível provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode causar incapacidades e deformidades físicas na pele e nervos periféricos.
Sua infecção acontece pelo contato prolongado com gotículas de saliva e secreções nasais de pessoas não tratadas e em fases mais adiantadas da doença.
O risco aumenta para populações vulneráveis, com baixa renda e escolaridade e que vivem em moradias insalubres. Mas para pegar hanseníase é preciso ser suscetível à ela.
O Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença, perdendo apenas para a Índia. Isso acontece porque a hanseníase é conhecida como uma doença ligada à pobreza e o Brasil é um país muito desigual socioeconomicamente.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da doença podem variar de uma pessoa para outra. Geralmente o alvo da Mycobacterium leprae são os nervos periféricos e é por conta disso que os primeiros sinais são lesões na derme. Confira todos os sintomas da hanseníase:
- Manchas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato;
- Formigamentos, choques, agulhadas, câimbras ou dormência nos braços e pernas;
- Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar objetos, segurar chinelos nos pés;
- Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
- Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, caroços pelo corpo;
- Coceira ou irritação nos olhos;
- Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
Hanseníase tem cura
A hanseníase tem cura e a melhor forma de prevenção ainda é o diagnóstico precoce, seguido pelo tratamento supervisionado com medicação e que é oferecido gratuitamente e exclusivamente pelo SUS.
O diagnóstico é realizado através do exame dermatoneurológico, no qual se analisa a pele e os nervos periféricos pela palpação.
O tratamento é baseado em poliquimioterapia e sua duração varia de acordo com a enfermidade, podendo ser de seis meses a um ano.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e espalhe esse conhecimento.
Faça suas compras sem sair de casa, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil. Acesse www.flordeamabilis.com.br.
Siga a Flor de Amabilis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Adicionar comentário