Dermatite é uma condição comum não contagiosa, porém pode causar desconforto.
O termo dermatite ou eczema são sinônimos utilizados para descrever um padrão de reação inflamatória da pele, sendo inúmeras as causas e variam as manifestações clínicas.
A dermatite aguda é caracterizada por coceira, vermelhidão, inchaço e aparecimento de vesículas, enquanto a dermatite crônica caracteriza-se por ressecamento, coceira, espessamento e rachaduras na pele.
Essas reações podem ser classificadas com critérios clínicos e etiopatogênicos, tendo como tipos prevalentes de eczemas são a dermatite de contato, dermatite atópica e a dermatite seborreica.Existem outros tipos de dermatite como a dermatite numular, dermatite esfoliativa e dermatite de estase.
Condições de saúde, alergias, fatores genéticos e irritantes podem causar diferentes tipos de dermatite. A dermatite de contato é causada por agentes externos que entram em contato com a pele ou um agente muito agressivo pontualmente como ácidos ou por exposição cumulativa crônica, como detergentes e produtos de limpeza.
Já a dermatite atópica é uma dermatose de causa multifatorial que envolve fatores genéticos, imunológicos e ambientais, enquanto a dermatite seborreica tem causas desconhecidas.
O tratamento depende fundamentalmente da causa, sendo importante o acompanhamento médico para um diagnóstico correto para cada tipo.
Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!
Adicionar comentário