Dermatite seborreica no couro cabeludo mais conhecido como caspa é uma inflamação acompanhada por descamação branca, por vezes um pouco amareladas que causam coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas. O quadro se desenvolve a partir da predisposição familiar e pessoal, através de fungos e aumento da produção de sebo que colaboram para a inflamação.
Essa dermatite pode surgir em várias regiões do corpo, principalmente onde a pele tem tendência à oleosidade como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, atrás e dentro das orelhas e tórax.
Entre os sintomas da caspa destaca-se as descamações brancas na região, escamas amarelas oleosas, coceira(que pode piorar com a manipulação), vermelhidão, perda de cabelo.
Há ainda alguns fatores que motivam a continuidade da caspa que são a oleosidade excessiva no couro cabeludo, genética, estresse, lavar a cabeça com água quente, uso frequente de chapéus, acúmulo de cremes e produtos no couro cabeludo, higienização incorreta da região, proliferação do fungo pityrosporum ovale.
Como a caspa é uma doença crônica sendo assim, não tem cura, porém tem tratamento disponível com uso de dermocosméticos e outros medicamentos tais como shampoo anticaspa, lavar o cabelo em dias alternados, uso tópicos de corticóides e casos mais avançados poderão ser tratados com remédios orais, como os probióticos.
Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!
Adicionar comentário