ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONTROLAR O ÁCIDO ÚRICO

ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONTROLAR O ÁCIDO ÚRICO

Há pessoas que sofrem com o excesso de ácido úrico no organismo. Quando estes níveis não estão equilibrados, seja por conta de algum problema de saúde ou por medicamentos, há risco de infarto, AVC, gota ou cálculo renal, que são consequências do ácido acumulado nas articulações.

Esse acúmulo gera a calcificação, que causa muitas dores e, em alguns casos, pode ser necessário fazer até cirurgia, já que os movimentos ficam restritos.

Segundo nutricionistas, os alimentos embutidos devem ser evitados por aqueles que têm predisposição ao excesso de ácido úrico. Salsicha, presunto, caldo de carne, bebidas alcoólicas e até alguns vegetais como ervilha e couve-flor devem ser evitados.

Beber muita água também é fundamental como prevenção, além do consumo de alguns alimentos alcalinizantes, o que auxilia no processo de eliminação desse ácido.

Confira alguns deles:

Cenoura
Ela nos ajuda a retirar purinas e cristais das articulações. É bem-vinda crua ou cozida, e até mesmo em sucos.

Laranja
A vitamina C age na redução dos cristais no sangue, enquanto o suco da fruta ajuda a dissolver essas pedras, fazendo as articulações voltarem ao normal.

Limão
Auxilia na desintoxicação do organismo e, mesmo sendo ácido, o limão se torna alcalino quando chega ao estômago, ajudando a combater a acidez sanguínea.

Café
Ainda não há pesquisas consistentes sobre qual substância presente no café é capaz de eliminar o ácido úrico do corpo. Ainda assim, quem o consome frequentemente tem menores índices de ácido no organismo.

Cebola
Diminui a hiperuricemia e reduz os triglicerídeos. Para consumir, é indicado fervê-la até que fique macia, separar a água que sobrar e despejar num recipiente com suco de limão, tomando duas xícaras por dia.

Alho
Assim como a cebola, o alho pode reduzir o colesterol, a pressão arterial e as taxas de ácido úrico. Amasse dois dentes de alho e coloque num copo d’água por cerca de seis horas. Depois, é só coar e tomar a misturinha três vezes ao dia.

E como o ácido úrico age no organismo?

Esse composto orgânico encontrado na urina e no sangue é resultante da quebra de moléculas de purina, uma proteína presente em muitos alimentos, como os embutidos e o feijão, entre outros.

Ao serem ingeridas, as purinas são utilizadas e degradadas, transformando-se em ácido úrico. Ainda no corpo, a maioria é eliminada pelos rins. No entanto, por algum erro metabólico, essa substância pode acabar retida no sangue e, dependendo da quantidade, causar sérios danos à saúde.

Seja pela ingestão exacerbada de alimentos ricos em purina, pelo uso de algum medicamento ou mesmo por condições médicas, como hipotireoidismo ou obesidade, os níveis do ácido podem se elevar. O acúmulo do ácido costuma atingir principalmente as articulações dos dedos das mãos e dos membros inferiores, como joelhos, tornozelos e dedos do pé, causando dores incômodas. Em casos mais graves, essas alterações podem resultar em alguns problemas como gota úrica, cálculo renal (“pedras” nos rins) e até falência renal.

Outros tratamentos e formas de prevenção

Além dos alimentos já citados, quem tem esse distúrbio metabólico pode seguir algumas outras recomendações que podem ser úteis para a eliminação dessa substância do corpo.

Há medicamentos que podem auxiliar, como Canela de Velho + Sucupira, o Óleo de Alho e o Composto Natural Anti-Reumático e Anti-Inflamatório.

O estresse físico também deve ser evitado e, de modo geral, o mais indicado é optar por alimentos mais naturais, seguir uma dieta balanceada, evitar o consumo de álcool e praticar exercícios regularmente.

Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados