ALIMENTOS ORGÂNICOS: BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE E PARA O PLANETA

ALIMENTOS ORGÂNICOS: BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE E PARA O PLANETA

Os alimentos orgânicos trazem inúmeros benefícios para sua saúde, além de também contribuírem com o planeta.

A principal característica desse sistema de produção é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou outras substâncias sintéticas que agridam o nosso organismo e o meio ambiente. Além disso, os alimentos só são considerados orgânicos quando o processo produtivo usa os recursos naturais de forma responsável, incluindo o solo, a água e o ar.

Segundo o artigo Nutritional Quality of Organic Versus Conventional Fruits, Vegetables and Grains, publicado pela pesquisadora Virginia Worthington na revista norte-americana Journal of Alternative and Complementary Medicine, muito do valor atribuído aos orgânicos se deve à forma de cultivo, o que inclui mudanças consideráveis em relação ao manejo do solo, uso de pesticidas e práticas de fertilização.

No início, quando essa tendência despontou no Brasil e no mundo, o acesso aos orgânicos era mais difícil, especialmente devido aos valores mais altos na comparação com os alimentos produzidos de forma convencional.
Porém, com o passar do tempo, esse tipo de alimento vem se tornando mais popular e ganhando cada vez mais incentivos, inclusive devido ao fortalecimento da agricultura familiar.

Diferenças e benefícios

Ainda há muitas pessoas que não sabem as diferenças entre os orgânicos e os alimentos convencionais, nem as vantagens para o organismo do consumo consciente que você confere agora:

👉 Evitam crises alérgicas e respiratórias, distúrbios hormonais, sobrepeso, problemas neurológicos e até mesmo o câncer.

👉 Mantém o aroma e o sabor originais dos alimentos.

👉 Frutas e legumes orgânicos podem ter até 40% mais antioxidantes (que agem impedindo que os radicais livres “oxidem”, ou seja, lesionem nossas células) do que as plantas convencionais.

👉 Purificam o organismo, pois ajudam na desintoxicação. Também melhoram os problemas gastrointestinais e hepáticos, gerados pela química contida nos alimentos inorgânicos.

Lembrando que os benefícios não se restringem apenas ao organismo daqueles que o consomem, mas também ao meio ambiente, pois as técnicas da produção sem uso de produtos químicos visam a conservação do terreno, incorpora matéria orgânica ao solo além de conservar a qualidade da água dos lençóis freáticos rios e lagos.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos e familiares, e acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis para ficar por dentro de mais dicas como essa!

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados