Cuidados Paliativos é um tratamento multiprofissional que busca antes de mais nada promover a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.
Esses cuidados são prestados geralmente às pessoas com doenças graves, progressivas ou que ameaçam a continuidade de sua vida.
Diante disso, preparamos esse conteúdo para compartilhar as principais informações sobre esse tema e mostrar a importância dos Cuidados Paliativos no tratamento contra o câncer.
O que são Cuidados Paliativos?
Como dito anteriormente, os cuidados Paliativos é um tratamento multiprofissional que busca promover a qualidade de vida dos pacientes com doenças graves, progressivas ou que ameaçam a continuidade de sua vida.
Seja através da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
A abordagem paliativa no tratamento contra o câncer é essencial para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade durante todos os estágios da doença. Bem como cuidar das necessidades emocionais dos familiares.
Quando devo iniciar?
Os Cuidados Paliativos no tratamento contra o câncer devem ser iniciados o mais breve possível. Mas geralmente são realizados quando o tratamento curativo não está mais fazendo efeito.
O trabalho realizado pela equipe é um processo contínuo e diferente para cada paciente. Tendo como principal objetivo melhorar suas condições clínicas, cuidar dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais e garantir qualidade de vida, conforto e dignidade durante os estágios da doença.
Princípios dos cuidados paliativos
- Respeitar a dignidade e autonomia dos pacientes.
- Honrar o direito do paciente de escolher entre os tratamentos, incluindo aqueles que podem ou não prolongar a vida.
- Comunicar-se de maneira clara e cuidadosa com os pacientes, suas famílias e seus cuidadores.
- Identificar os principais objetivos dos cuidados de saúde a partir do ponto de vista do paciente.
- Prover o controle impecável da dor e de outros sintomas de sofrimento físico.
- Reconhecer, avaliar, discutir e oferecer acesso a serviços para o atendimento psicológico, social e questões espirituais.
- Proporcionar o acesso ao apoio terapêutico, abrangendo o espectro de vida através de tratamentos de final de vida que proporcionem melhora na qualidade de vida percebida pelo paciente, por sua família e seus cuidadores.
- Organizar os cuidados de modo a promover a continuidade dos cuidados oferecidos ao paciente e sua família, sejam estes cuidados realizados no hospital, no consultório, em casa ou em outra instituição de saúde.
- Manter uma atitude de suporte educacional a todos os envolvidos nos cuidados diretos com o paciente.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e espalhe esse conhecimento.
Faça suas compras sem sair de casa, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil. Acesse www.flordeamabilis.com.br.
Siga a Flor de Amabilis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Adicionar comentário