MITOS E VERDADES SOBRE A TUBERCULOSE

MITOS E VERDADES SOBRE A TUBERCULOSE
Você sabia que a tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas que ocasiona mais mortes no Brasil? Causada por uma microbactéria, ela pode atingir diferentes órgãos, como pulmões, ossos, sistema nervoso, linfonodos e até o intestino.
Mas como identificar os principais sintomas e, principalmente, se prevenir? É sobre isso que falaremos a seguir. Confira!

Causas


A tuberculose é causada pela infecção da microbactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo Koch (BK).
A transmissão se dá de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa. O paciente infectado expele pequenas gotas de saliva ao falar, tossir ou espirrar, o que contamina outras pessoas.
Desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda de imunidade também são considerados fatores de risco, já que criam condições para que a microbactéria se multiplique.

Tipos


Há alguns tipos de tuberculose, que variam de acordo com o órgão afetado e as condições físicas do paciente, como imunidade baixa e outras doenças. Os principais tipos são:
Tuberculose pulmonar: é a forma mais comum da doença e afeta os pulmões, causando sintomas como tosse seca com ou sem sangue, dor e dificuldades ao respirar.
Tuberculose ganglionar: acontece quando a microbactéria se instala nos gânglios, provocando inchaço, inflamação, vermelhidão e dor no local.
Tuberculose óssea: afeta os ossos do paciente, principalmente na região das vértebras, ossos longos e grandes articulações, incluindo quadril, tornozelo e joelho. Nesse caso, os sintomas mais comuns são febre, emagrecimento, fraqueza muscular, dor nos ossos, limitações de movimentos e atrofia.

Sintomas


É importante reforçarmos a informação de que alguns pacientes não apresentam sintomas tão graves ou alarmantes, mas nem por isso a preocupação deve ser menor. Afinal, a tuberculose é uma doença com altos níveis de transmissão e uma única pessoa pode espalhar a doença para outras tantas mais.
Dito isso, vamos aos principais sintomas:

  • Tosse por mais de 2 semanas;
  • Catarro;
  • Febre;
  • Sudorese noturna;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor no peito;
  • Rouquidão;
  • Falta de apetite;
  • Emagrecimento;
  • Escarro com sangue em casos mais graves.

Prevenção


Uma das principais formas de prevenção da tuberculose é a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), que é aplicada quando ainda somos crianças e nos protege das formas mais graves da doença. A vacina é ofertada gratuitamente pelo SUS e deve ser dada, no máximo, até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Se até essa idade a criança não foi imunizada, é possível fazer o Teste de Mantoux. Caso não apresente reação, ela poderá ser vacinada independente da faixa etária.
Além disso, algumas outras medidas podem ajudar, como:

  • Manter os ambientes bem ventilados e com entrada de luz;
  • Proteger a boca ao tossir ou espirrar;
  • Evitar aglomerações;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Procurar atendimento médico se apresentar tosse por mais de 2 semanas.
  • É muito importante que familiares e pessoas próximas aos infectados mantenham esses cuidados básicos para evitar o contágio.
 

Tratamento


No caso de suspeita da doença, o médico deverá pedir alguns exames simples, como radiografia dos pulmões e análise do catarro. Além disso, ele também poderá pedir broncoscopia e biópsia pulmonar, para que o diagnóstico seja ainda mais preciso.
Em caso positivo, o tratamento é baseado no uso de antibióticos por, no mínimo, 6 meses. A dosagem correta e a duração total serão indicadas pelo médico especialista, pois podem variar muito de caso para caso.
Porém, uma coisa é certa: é muito importante que o paciente não abandone ou desista, já que há um alto risco de resistência da bactéria, o que pode agravar ainda mais o quadro.

Alguns medicamentos também podem ser aliados para combater os sintomas da doença, como o Óleo de Alho, que fluidifica e desodoriza as secreções da tuberculose, diminuindo a tosse e provocando a expectoração; e o Allium sativum 6CH, indicado para os casos de tuberculose pulmonar, disponível em glóbulos e em gotas. Ambos estão disponíveis no nosso site www.flordeamabilis.com.br, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil.

E se você gostou desse conteúdo, acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais dicas como essa.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados