Autismo, ou transtorno do espectro autista (TEA), é uma síndrome que interfere na comunicação, comportamento e socialização da criança, podendo ser diagnosticado desde os primeiros meses de vida.
Quando o bebê é diagnosticado com autismo, é muito importante procurar um médico, visto que essa condição, feito diagnóstico precoce, faz toda a diferença na vida desse bebê, sendo possível iniciar o tratamento e intervenção precocemente.
É importante que os pais estejam atentos caso notem alguns sinais do autismo, e procure um pediatra para que seja feito a avaliação do quadro corretamente.
O autismo tem como sua base a dificuldade na comunicação, e bebês com TEA podem ter essa dificuldade de troca, podendo ser desde através do olhar, de balbucios, gestos e palavras.
Quando é completado um ano de idade, bebês já conseguem compreender seu nome e reagem ao serem chamados por ele, porém bebês que estão dentro do espectro do autismo não demonstram reações a estímulos de voz dos pais, principalmente ao ter o nome chamado.
Crianças autistas tendem a demonstrar um comportamento de isolamento, evitando ao máximo estar perto de outras crianças e adultos para brincar ou interagir. Bebê com TEA costumam passar horas brincando sozinho, sem se incomodar, por outro lado outro sinal de autismo é a criança aceitar colo de qualquer pessoa.
Outros sinais que o bebê com TEA podem apresentar são demonstrar incômodo extremo a toques e demonstração de carinho, poucas expressões faciais, déficit de interesses sociais; pode apresentar regressão na fala e em movimentos que já sabia fazer e apresentar movimentos repetitivos como se balançar ou mexer as mãos.
Adicionar comentário