O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que 40% da população adulta sejam fumantes sendo aproximadamente 47% de toda população masculina e 12% da população feminina.
O tabagismo causa dependência devido a nicotina, uma substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina também tem a dependência comportamental caracterizada pela rotina associada ao uso do tabaco.
Quando inalada, a nicotina se liga aos receptores nicotínicos cerebrais localizados na região chamada de sistema de recompensa cerebral (SRC) que são ativados liberando a dopamina, causando sensações de prazer, estes receptores são chamados alfa-4 beta-2.
Efeitos da nicotina desaparecem ou diminuem após algumas horas de seu consumo e os sintomas que compõem a Síndrome de Abstinência surgem, gerando dependência.O uso da nicotina leva a uma dessensibilização dos receptores, que não respondem à dose de nicotina inalada levando a aumentar o número de cigarros fumados para atingir o mesmo efeito.
Fumantes comparados a pessoas que não fumam apresentam risco maior de adoecer de câncer de pulmão, de sofrer infarto, sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e sofrer de derrame cerebral.
Quando para de fumar, a pessoa pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, entre outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos os fumantes que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas podendo alguns casos, chegar a 4 semanas.
Acompanhe a Farmácia Flor de Amabilis e fique por dentro de mais dicas como essa!
Adicionar comentário