Você sofre com crises de enxaqueca? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 15% da população brasileira, o que equivale a quase 30 milhões de pessoas.
Além da dor de cabeça, os sintomas incluem sensibilidade à luz e cheiros, além de náuseas, vômitos, formigamento e dormência no corpo.
Para ajudar quem tem enxaqueca crônica, nós separamos 5 dicas de como aliviar as dores. Confira:
1 – Tenha uma boa alimentação
Ter uma alimentação saudável irá te ajudar em muitos aspectos, inclusive para evitar crises de enxaqueca. O ideal é não pular refeições e beber bastante água, para manter-se sempre hidratado durante o dia. Evite alimentos estimulantes como cafés, chocolates, bebidas alcoólicas e adoçantes artificiais.
2 – Pegue leve nos exercícios físicos
Para algumas pessoas, fazer exercícios físicos que exigem muito esforço do corpo pode ser gatilho para desencadear uma crise de enxaqueca. Todos nós precisamos nos exercitar para manter a saúde em dia, mas pessoas com tendência a ter enxaqueca devem pegar mais leve nas atividades. O ideal é sempre perguntar ao seu médico qual é o limite que seu organismo pode suportar.
3 – Tenha um sono regulado
Ter horários para dormir e acordar é muito importante para quem tem crises de enxaqueca. Talvez você não associe uma situação à outra, mas dormir poucas horas também pode ser um desencadeador da enxaqueca. Uma pessoa adulta deve dormir, em média, oito horas por dia. O ideal é que você prepare o ambiente, fique longe das telas por algumas horas antes de dormir, não coma refeições pesadas e não tire cochilos durante o dia. Tudo isso pode interferir na qualidade do seu sono e uma noite mal dormida pode ser a peça-chave para uma crise.
4 – Tente controlar sua emoções
Em certos momentos da vida, sentimos as emoções de formas mais intensas, e isso é normal. Porém, uma das formas de evitar crises de enxaqueca é tentar controlar as emoções muito fortes. Isso porque fatores como estresse e ansiedade podem desencadear crises fortes. Se possível, faça acompanhamento psicológico e pratique exercícios físicos para relaxar o corpo e a mente.
5 – Uso de medicamentos
Alguns medicamentos podem ajudar a evitar crises, como é o caso da melatonina e do tanaceto.
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo. Fazer sua suplementação, além de ajudar a ter uma noite de sono melhor, também ajuda a tratar e prevenir a enxaqueca. Saiba mais sobre esse medicamento aqui.
Já o tanaceto vem sendo usado na medicina tradicional desde o primeiro século para tratar condições antiinflamatórias e prevenir as dores de cabeça ocasionadas pela enxaqueca, podendo ajudar também em casos de artrite. Saiba mais aqui.
Lembrando que a enxaqueca é uma doença crônica e que não tem cura. Por isso, o ideal é que você cultive hábitos que evitem o início das crises. As dicas que reunimos aqui podem ajudar a manter uma rotina mais tranquila e sem intercorrências desagradáveis. Afinal, dor de cabeça incomoda muito, né?
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com quem também gostaria de saber essas dicas. Siga a Flor de Amabilis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Adicionar comentário