Se você sente que a correria do dia a dia tem deixado a sua rotina cada vez mais estressante, que tal experimentar alguns exercícios de meditação.
Muita gente vai pensar “ah, mas isso não é para mim”, imaginando que meditar significa não pensar em nada. Se você é uma dessas pessoas, saiba que não é bem assim.
Como tudo na vida, a meditação é um processo. Isso quer dizer que você vai aprender e aperfeiçoar as técnicas enquanto pratica. Nem mesmo os grandes ‘gurus’ aprenderam a meditar de um dia para o outro, então por que se cobrar tanto?! Ao entender isso, você já dá o primeiro passo em direção a uma mente mais tranquila e ânimos mais calmos.
Benefícios
A meditação é uma tradição milenar, atribuída a tempos remotos que variam entre 1500 e 300 a.C. Como passar dos séculos, a ciência também passou a olhar para as práticas meditativas, comprovando seus benefícios como:
– Ajuda no controle da ansiedade;
– Redução do estresse e doenças relacionadas a ele;
– Ajuda no tratamento contra a hipertensão;
– Aumenta a proteção cardiovascular;
– Ajuda no alívio de dores crônicas;
– Melhora o sistema imunológico;
– Diminui os sintomas da depressão;
– Melhora a qualidade do sono, diminuindo os problemas de insônia;
– Ajuda no maior controle sobre nossos sentimentos e emoções;
– Potencializa a memória, o aprendizado, o raciocínio e a concentração.
Dicas de exercícios
Respiração
Antes de tudo, uma das principais dicas para acalmar a mente e o corpo é aprender a respirar. Na verdade, nós já nascemos com esse conhecimento, mas passamos boa parte da vida respirando de forma “automática”.
Por isso é que a meditação passa pela conscientização. Comece a perceber onde estão seus pensamentos e a sua atenção: no passado, no presente ou no futuro?
Se você passa o dia remoendo situações que já aconteceram ou pensando nas infinitas possibilidades do que pode acontecer, perde a oportunidade de viver o agora. Parece algo óbvio, mas esse é o primeiro exercício para “desautomatizarmos”.
Técnicas como o Mindfulness propõem justamente essa ideia: da atenção plena e do estado de concentração.
Não espere pelas condições ideais
Outra dica é que você não precisa esperar pelas condições ideais para meditar. Aliás, podemos dizer que elas sequer existem. Você pode estar no melhor dos cenários, em um ambiente calmo, tranquilo e aconchegante. Porém, se sua mente está inquieta, distraída e confusa, sua atenção está em outro lugar.
Mesmo no trabalho é possível tirar 5 minutinhos para sentar, se concentrar, prestar atenção no ar que entra e no ar que sai das suas narinas. Quando a mente quiser se distrair, basta voltar o seu foco para a inspiração e a expiração, percebendo o fluxo de ar por todo o seu corpo.
Lembre-se que a respiração é um mecanismo natural de relaxamento do nosso corpo e também da nossa mente.
Torne a meditação um hábito
A terceira dica é incorporar esse hábito na sua rotina, para usá-lo onde e quando precisar. Em casa, no intervalo de uma reunião ou mesmo caminhando, meditar é se conscientizar de que você está no aqui e no agora.
Experimente fazer esses pequenos exercícios e perceba as mudanças. Em pouco tempo, você terá a oportunidade de aprofundar o seu autoconhecimento, transformando o estresse do dia a dia em produtividade, relaxamento e alívio.
E se precisar de uma ajudinha extra, confira no nosso site uma seção dedicada ao bem-estar. Medicamentos como o 5 HTP + L-TEANINA + MELISSA são indicados para alívio da ansiedade, promovendo relaxamento sem causar sonolência.
Acesse www.flordeamabilis.com.br e compre sem sair de casa, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil.
E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os amigos e a família, além de acompanhar o nosso blog para conferir mais dicas como essa!
Adicionar comentário