10 DICAS PARA SE PREVENIR CONTRA O CÂNCER

10 DICAS PARA SE PREVENIR CONTRA O CÂNCER

Todos os anos, milhares de pessoas ao redor do mundo são diagnosticadas com câncer. Essa é uma notícia que assusta pacientes e familiares, já que a medicina ainda não encontrou a cura definitiva para a doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que 625 mil novos casos tenham sido registrados no Brasil somente durante o ano de 2020.

Os números são alarmantes, mas nós podemos fazer a nossa parte. Afinal, a prevenção continua sendo o melhor remédio para todas as doenças.

Se você quer saber algumas dicas de como se prevenir contra o câncer, confira esse post até o final e boa leitura!

O que é o câncer?

Câncer é o termo usado para abranger mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas, que têm em comum o crescimento desordenado de células.Tais células se dividem rapidamente, de forma agressiva e incontrolável, formando os tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Os tipos de câncer serão definidos de acordo com as células afetadas.

Por exemplo: os carcinomas atingem os tecidos epiteliais, como pele e mucosas. Já os sarcomas atingem os tecidos conjuntivos, como ossos, músculos e cartilagens.

Como o câncer surge?

O surgimento do câncer está associado a uma mutação genética que altera o DNA das células. A partir daí, elas passam a receber informações erradas para suas atividades no organismo.Esse processo é conhecido como carcinogênese ou oncogênese, e em geral ocorre de maneira lenta. Em muitos casos, pode levar anos até que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível.

Estatísticas no Brasil

Alguns perfis estão mais associados a alguns tipos de câncer. Segundo os dados de 2020 fornecidos pelo INCA, os principais são:Em homens:
Próstata – 29,2%
Cólon e reto – 9,1%
Traqueia, brônquio e pulmão – 7,9%
Estômago – 5,9%
Cavidade oral – 5%

Em mulheres:
Mama – 29,7%
Cólon e reto – 9,2%
Colo do útero – 7,5%
Traqueia, brônquio e pulmão – 5,6%
Glândula tireoide – 5,4%

Sinais e sintomas

Na maioria dos casos, os sintomas causados pelo câncer estão diretamente ligados ao tipo de tumor e órgãos afetados. Mas também existem casos de cânceres assintomáticos, que não apresentam qualquer sinal até que a doença esteja em estágio avançado.Os mais comuns são:

  • Feridas que não cicatrizam;
  • Dor sem motivo aparente;
  • Nódulos ou inchaços;
  • Sangue nas fezes ou secreções;
  • Anemia ou infecções frequentes;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Convulsões;
  • Pintas com bordas irregulares.

Se você suspeita de qualquer um destes sintomas, o mais importante é procurar um médico. Ele poderá pedir exames para confirmar ou descartar a doença e, em caso de diagnóstico positivo, indicar o melhor tratamento.

É muito importante ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, especialmente em cânceres como de mama e de próstata.

Como se prevenir?

Reunimos algumas dicas importantes do Ministério da Saúde, que podem contribuir positivamente para a prevenção dos diversos tipos de câncer. Veja abaixo:1) Tenha uma alimentação saudável
É muito importante incluir na sua rotina alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões, que protegem o nosso organismo e trazem benefícios à nossa saúde.

2) Pratique atividades físicas
Movimentar o corpo também contribui para o bom funcionamento do nosso organismo. Vale caminhar, correr, dançar, passear com o cachorro ou deixar o carro em casa e fazer suas atividades diárias a pé.

3) Evite ingerir bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas aumentam o risco de desenvolvermos um câncer. Quando aliadas ao tabagismo, as chances são ainda mais elevadas.

4) Mantenha seu peso corporal adequado
A obesidade também é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Por isso é importante manter um peso adequado, com a ajuda de uma boa alimentação e atividades físicas diárias.

5) Evite exposição ao sol das 10h às 16h
Esse é o período mais crítico e por isso deve ser evitado. Em todo caso, use sempre filtro solar, além de chapéus, camisetas de manga longa e calça comprida.

6) Vacine contra o HPV
As meninas de 9 a 14 anos, e os meninos de 11 a 14 anos, devem ser vacinados contra o HPV. A vacina faz parte do calendário do Ministério da Saúde e é oferecida gratuitamente para o público-alvo da campanha. Essa iniciativa contribui na prevenção do câncer do colo do útero e contra os subtipos do HPV.

7) Vacine contra a Hepatite
O câncer de fígado está associado à infecção causada pelo vírus da Hepatite B. Assim como no caso do HPV, ao receber a vacina, a pessoa cria anticorpos contra aquele vírus e, caso entre em contato com ele ao longo de sua vida, seu corpo já saberá como combatê-lo.

8) Faça exames preventivos ginecológicos a cada 3 anos, pelo menos
O exame Papanicolau é muito importante para detectar quaisquer alterações das células do útero. Ele deve ser feito, pelo menos, a cada 3 anos, principalmente a partir dos 25 anos de idade.

9) Amamente
A amamentação exclusiva até os 6 meses de vida protege a criança contra a obesidade infantil, e a mãe contra o câncer de mama. A partir desta idade, a amamentação pode ser complementada com outros alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e nutrientes.

10) Não fume
Essa é uma das regras mais importantes na prevenção contra o câncer. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que podem afetar principalmente o pulmão, a cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

Alguns medicamentos também podem contribuir para a sua saúde e qualidade de vida. A Vitamina E, por exemplo, pode diminuir as chances de câncer na bexiga em quase 50%, assim como a Sucupira, indicada no combate do câncer de próstata. Elas estão disponíveis no nosso site www.farmaciaflordeamabilis.com.br, com entrega garantida em qualquer lugar do Brasil.

E se você gostou desse conteúdo, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais dicas como essa.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados